Yoga > Gestantes > Depoimentos

Depoimento da Diana  [mãe do Raul e ex-aluna]

Sempre gostei da prática do Yoga, mas quando engravidei, sabia que precisava ir além daquilo que conhecia e o desejo do equilíbrio corpo & alma, agora incluiria dois corpos e duas almas. Mesmo assim não queria “apenas aulas de Yoga” e fui em busca de uma prática direcionada, sem entender direito quais seriam as reais diferenças.

Pra minha alegria e do meu bebê, as aulas passaram a ser água para quem está com sede. Os mantras, as posições, as meditações, as palavras da Cris, o ambiente e ter contato com outra pessoa na mesma situação foram re-significados a cada prática.

A gestação vem acompanhada de dúvidas, medos e incertezas que a mulher precisa aprender a lidar como nunca fez antes. As reflexões sobre temas específicos da gravidez e autoconhecimento do corpo facilitam a compreensão das inseguranças dessa fase.

Estabelecer uma conexão com uma vida dentro de mim através da prática do Yoga me deixou tranquila e segura sobre todas as outras escolhas que tive que fazer ao longo da gestação. Isso porque você passa a pautar suas escolhas não só por você, mas nessa outra vida que te acompanha e que não fala contigo em palavras. É mais fácil entender o que seu filho precisa quando ele está fora da barriga, pois você tem um contato visual, sonoro que te dá algumas dicas, mas e dentro da barriga? Engana-se quem pensa que eles não nos ouvem, que não merecem atenção especial, que não sente o toque e as vibrações energéticas mesmo dentro da barriga.Embora unidos pelo cordão umbilical, os bebês são almas e corpos diferentes que um dia nascerão e se tornaram independentes, mas precisarão sentir que estão protegidos, que são amados, e que aquele colo gostoso dentro da barriga perdura fora dele. 

 

Esse tipo de diálogo é facilitado pelo Yoga, uma vez que é um momento em que você está focada unicamente nessa conexão com seu filho.

Por fim, tão importante como realizar os exames pré-natal, manter uma dieta equilibrada e seguir as recomendações do médico é estabelecer toda essa conexão com seu filho. Afinal, ele não está presente somente nos exames de ultrassom, você passa 9 meses convivendo um serzinho que já tem personalidade e precisa se sentir amado e acolhido da concepção até o momento do parto.

Agradeço a Cris por ter participado desse processo com suas lindas e emocionantes palavras, por aulas tão enriquecedoras, pelo carinho e principalmente pela competência em ministrar aulas direcionadas com capricho e seriedade.

Depoimento da Livia  [ex-aluna]

"Na minha gravidez busquei encontrar um equilíbrio emocional para curtir essa fase tão especial da minha  vida, e me preparar  para um novo ciclo  em que me tornaria mãe. Entre muitas atividades sempre tentei me manter ativa e trabalhar meu auto conhecimento, para conseguir curtir todas as transformações que estavam acontecendo no meu corpo e principalmente me conectar com o ser de luz que se desenvolvia dentro de mim.

Nesse processo, as aulas de yoga foram essenciais, pois nossos encontros eram regados de cuidado, reflexão, conhecimento e apoio. Era meu momento de desligar da rotina corrida e respirar, olhar para dentro.

Durante nossos encontros, inspirei tudo que eu queria absorver para mim e meu bebê, e soltei tudo que não nos faria bem na nossa trajetória.

As aulas me deram coragem e me prepararam para o trabalho de parto. Mas além disso, me fortaleceram como mulher, e sei que sou uma uma pessoa mais forte para encarar todos os desafios da maternidade.

Agradeço em especial todo o carinho da professora Leda, que conduzio esses momentos únicos,  ajudando alcançar meus objetivos."