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Vinyasa Flow Yoga

 

Um método viigoroso e intenso, a prática de Vinyasa consiste na combinação de uma sequência fluida (Namaskaras) de posturas psico-físicas (Asanas) que são interligados através da respiração consciente (Pranayama), que é a base ou o eixo de todas as técnicas utilizadas.

Na sincronização entre respiração e movimento, o praticante é convidado a trazer sua atenção ao momento presente, e um aquietamento mental dinâmico e progressivo pode ser experienciado, na montagem de cada Asana (posturas física), dos Namaskaras, dos Pranayamas (práticas respiratórias), dos Mantras (entoar de sons sagrados), da Meditação e do Yoganidra (relaxamento final). 

 

Partimos da estrutura para o movimento, combinando o correto alinhamento com o trabalho de base, utilizando os bandhas (travas ou contrações) para direcionar o fluxo energético de maneira intencional, adicionando mais leveza, força ou resistência, de acordo com a intenção do Asana.

Os Kramas (passos ou estágios) são utilizados tanto para aquecer e preparar o corpo para Asanas mais avançados, quanto para proporcionar desafios adequados para alunos de diferentes níveis. Dessa forma, as sequências são desenvolvidas de modo que cada uma das posturas sirva como uma preparação para as posturas seguintes, chegando ao ápice na "peak pose".

As aulas são conduzidas de modo a serem desafiadoras o suficiente para trazer à tona nossas resistências e objeções, para que possamos observá-las à luz da consciência, perceber nossas certezas e, quem sabe, duvidar delas.

E assim respiramos nos desafios, abrimos espaço para relaxar e nos identificar com aquilo que está além deles… a cada prática uma viagem interna, em direção ao reconhecimento do nosso verdadeiro Ser.

 

 

 

 

 

Hatha Yoga

 

Todos os métodos de Yoga que incluem em sua prática posturas físicas (Asanas), derivam do Hatha Yoga.

Esta aula tem como objetivo alinhar e preparar o corpo e a mente para a meditação de forma suave através das posturas psicofísicas do yoga, os ásanas e do controle da respiração, os pranayamas. É uma prática que privilegia as permanências e o aquietamento através da experiência aprofundada em cada Asana.

Hatha quer dizer "força extrema". Mas em muitos textos vamos encontrar a tradução literal das sílabas Ha (Sol) e Tha (Lua), e alguns autores sugerem que essa prática, levaria à integração dos opostos (sol e lua, corpo e alma, noite e dia, bom e mau, etc.), e teria sido utilizada como busca para o fim do sofrimento humano, no caso do praticante alcançar um estado de transcendência da identificação com a dualidade (ou aparente realidade, Maya).

Dizem que os Nathas (com suas escrituras e com a transmissão direta guru-sishya) foram os fundadores do Hatha Yoga e os primeiros a detalhar posturas (como no Hatha Yoga Pradipika, que descreve 16 posturas) e outras técnicas corporais (como os shatkarmas e os mudras).

 

 

 

 

Hatha Vinyasa

Uma minstura entre Hatha Yoga e Vinyasa Flow.

 

 

 

 

Yoga Kids

 

Nessa experiência divertida e desafiadora, a criança pratica brincando as várias partes do Yoga: Asanas (posturas físicas), Pranayamas (controle da respiração), Concentração e Meditação e tudo isso utilizando muita imaginação e criatividade! Ainda bem que o Yoga chegou ao mundo dos pequenos, porque ela tem efeitos realmente perceptíveis: ao se expor a essa prática milenar, adaptada ao público infantil, a criança desenvolve confiança, força, coragem, aceitação e ainda cultiva a compaixão e uma conexão saudável entre corpo e mente, além de se tornar capaz de compartilhar todas essas novas habilidades com o mundo.

Um crescente número de pesquisas já mostrou que crianças praticantes de Yoga podem melhorar o foco, a memória , a autoestima, o desempenho acadêmico e o comportamento em sala de aula , além de verem reduzidos os efeitos da ansiedade e do estresse. Estudos de pesquisa emergentes também sugerem que essa prática regular pode ajudar crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) melhorando os sintomas centrais do TDAH , incluindo desatenção, hiperatividade e impulsividade, ajudando inclusive no desempenho escolar. O Yoga também pode ser divertido e interativo para pais e filhos em casa e uma maneira ótima de tirar os pequenos da frente das telinhas e os estimular a encontrarem dentro de si aquilo que buscam "lá fora".

 

 

 

 

 

 

Gestantes

 

Nessa experiência divertida e desafiadora, a criança pratica brincando as várias partes do Yoga: Asanas (posturas físicas), Pranayamas (controle da respiração), Concentração e Meditação e tudo isso utilizando muita imaginação e criatividade! Ainda bem que o Yoga chegou ao mundo dos pequenos, porque ela tem efeitos realmente perceptíveis: ao se expor a essa prática milenar, adaptada ao público infantil, a criança desenvolve confiança, força, coragem, aceitação e ainda cultiva a compaixão e uma conexão saudável entre corpo e mente, além de se tornar capaz de compartilhar todas essas novas habilidades com o mundo.

Um crescente número de pesquisas já mostrou que crianças praticantes de Yoga podem melhorar o foco, a memória , a autoestima, o desempenho acadêmico e o comportamento em sala de aula , além de verem reduzidos os efeitos da ansiedade e do estresse. Estudos de pesquisa emergentes também sugerem que essa prática regular pode ajudar crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) melhorando os sintomas centrais do TDAH , incluindo desatenção, hiperatividade e impulsividade, ajudando inclusive no desempenho escolar. O Yoga também pode ser divertido e interativo para pais e filhos em casa e uma maneira ótima de tirar os pequenos da frente das telinhas e os estimular a encontrarem dentro de si aquilo que buscam "lá fora".