O que é o Esforço Correto? 🙇

Tensegridade é uma propriedade presente em estruturas que usam a tração e a compressão de forma combinada, de modo a garantir maior estabilidade e resistência. O ápice dessa funcionalidade acontece quando a relação contrária de forças aí presentes se harmonizam, garantindo assim a melhor estabilidade estrutural.

Trata-se de um princípio mecânico, presente no mundo material, e explorado de maneira prática e teórica em diversos seguimentos da ciência, aonde se destaca o designer e arquiteto Buckminster Fuller, inventor do Domo Geodésico, uma estrutura circular arquitetônica com a mais perfeita relação custo/benefício jamais projetada.

Esse mesmo princípio também se aplica às estruturas biológicas e à relação de forças entre músculos e ossos. As partes elásticas e rígidas tornam-se mais eficientes conforme o equilíbrio é maior entre as partes que se comprimem e se tencionam. Técnicas como o Pilates e o Rolfing dão calorosa voz a esse princípio.

Partindo da ideia de que nos referimos a algo universalmente aplicado, vou devanear um pouco em cima do tema, e usarei o princípio do Hermetismo para me ajudar. Conforme uma de suas leis, a da Correspondência, "Aquilo que está embaixo é como aquilo que está em cima, aquilo que está em cima é como aquilo que está embaixo". Isso significa que todos os ambientes são semelhantes, não havendo diferença funcional entre eles, apenas variando seu tamanho e densidade.

Portanto pergunto: quando fazemos um esforço em nossa vida, equilibramos as nossas necessidades física, emocional e espiritual?

Numa sociedade de excessos como a nossa esse equilíbrio parece cada vez mais difícil de ser alcançado. No trabalho temos de ser os mais “produtivos”, constantemente atualizados para não ficarmos para trás em um mercado cada vez mais competitivo. Além disso, estamos rodeados de informações inúteis que se multiplicam conforme se multiplicam também as diferentes plataformas para acessá-las. Ficar desinformado é estar à parte da sociedade, e estar estressado faz parte da rotina, e as doenças causadas por esse hábito não tardam a chegar.

Nossa sociedade também é excessiva com o corpo. Numa corrida inconsequente pela beleza e juventude, muitos gastam horas em academias, tratamentos estéticos ou cirurgias plásticas, entregues a uma vaidade irracional que cobrará seu preço no futuro. No outro extremo da cadeia, há aqueles que se descuidam completamente, entregues muitas vezes à preguiça ou gula (pecados? 😊 ), e que também cobrarão o seu preço.

Sem falarmos do fanatismo e intolerância de crença e ideologia, tão marcantes no nosso cotidiano de agressões, ignorância e inflamada discussão política, aonde amizades e famílias são abaladas ou desfeitas. Aonde fica o meio termo nesses momentos?

Com todos esses pontos, acredito que se não conseguirmos minimamente mantermos essa relação de forças que despendemos, dificilmente conseguiremos uma vida plena e feliz, já que estaremos sempre desequilibrados. Estabilidade e resistência só podem ser alcançados com o correto esforço, pois sem eles vamos para o chão!

Para encerrar, peço licença ao Budismo Tibetano, e invoco seu princípio do “esforço correto”, como uma gota de reflexão para todos nós: “Quem busca o caminho do meio não deve se deixar influenciar por pensamentos ou estados ruins. Se esses já estiverem instalados, deve procurar desviar deles, antes que seus efeitos apareçam”. Rodrigo Lima é professor de Hatha Vinyasa no Mukti Yoga Shala, é também massagista terapêutico e relaxante, terapeuta craniossacral e rolfista em formação. Mais informações sobre terapias na sua página Terapias Sutis.

Pensemos nisso, olhando para o esforço do nosso viver: estamos nos deixando guiar por pensamentos e estados corretos?

Posts em Destaque
Posts Recentes
Siga-nos!
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
Busque pelas Tags
Arquivo

Quer receber inspirações pra te ajudar no seu Sadhana? Faça parte da nossa comunidade!

Aulas de Vinyasa Flow e Hatha Yoga, Crurso de Autoconhecimento,

Yoga online

​© 2015 Mukti Yoga Shala  •  Totos os direitos reservados • Yoga online, Curso de autoconhecimento, Vinyasa Flow e Hatha Yoga